Presidente da Câmara sinaliza estudos para alterar Plano Diretor do município

2 de setembro de 2011 ·

Em seu discurso na fase da explicação pessoal da 112ª sessão, ocorrida no último dia 30, o vereador e presidente da Câmara Adriano Corazzari (PSB) abordou a necessidade de o Legislativo retomar os estudos para revisão do Plano Diretor do município, adequando artigos que tratam das áreas de zoneamento e ocupação de solo.

O projeto de lei complementar de autoria do Executivo chegou a entrar no expediente da Câmara em maio deste ano, porém foi retirado um mês depois a pedido dos vereadores, que consideraram que o mesmo deveria ser analisado com mais tempo, ainda que as alterações tivessem o aval do Conselho Municipal de Política Urbana.

Entre as principais mudanças contidas no projeto estavam mudanças específicas no ordenamento do solo, como a possibilidade, por exemplo, de construir na entrada da cidade, prédios de até quatro pavimentos; além da alteração nos níveis de incomodidade de atividades geradoras de impacto em alguns trechos do município favorecendo construções; e também a previsão de criar mais corredores comerciais no bairro da Capela.

Segundo a justificativa de Corazzari que citou como exemplo alguns comércios na cidade, como um supermercado na Capela, que não pode expandir sua área por causa do plano diretor, mesmo que sua atual localização prejudique o trânsito local. “E há outros casos pontuais como na entrada da cidade, por exemplo, que nos permite construir motéis, mas hotéis não”.

Partilhando da mesma opinião do presidente, o vereador Júnior Vendemiatti - que na ocasião foi o autor do pedido de vistas ao projeto - sugeriu que fosse convidado o Conselho Municipal de Políticas Urbanas para prestar esclarecimentos sobre o projeto na Câmara a fim de que os vereadores pudessem obter mais detalhes sobre as alterações propostas. “Muito pertinente à proposta do vereador e quem sabe assim conseguimos discutir uma maneira de equilibrar o comércio e a indústria, trazendo mais renda e emprego a população”.

0 comentários:


Seguidores