Na tarde de segunda-feira, 27, aconteceu a solenidade de abertura da 17ª Semana do Idoso, na Sede da Terceira Idade, no Jardim São Matheus que em 2010 aborda o tema “A convivência entre gerações”. Participaram do evento os vereadores Adriano Corazzari (PSB), Júnior Vendemiatti (PPS) e Carlinhos Paffaro (PR), além do prefeito Milton Serafim, secretários municipais, representantes de entidades e a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Aparecida Gorete Soares Pedro.
Para uma plateia com mais de 200 idosos, o Coral da Terceira Idade, regido pelo Maestro Lalo Pescarini apresentou diversas músicas que emocionou todos os presentes, que ainda puderam assistir e debater o “Direito dos Idosos” com a palestrante Maria Elisa Munhol, presidente da Comissão de Defesa do Direito do Idoso da OAB-SP e conselheira da Comissão Nacional do Direito do Idoso.
Durante a solenidade o vereador e 1° secretário, Adriano Corazzari, ao representar o Legislativo, ressaltou a importância dessa parcela da população. “Os idosos representam o futuro de todos nós, portanto, é imprescindível que nós, figuras públicas, realizemos benfeitorias que melhorem sua qualidade de vida e, consequentemente o nossa amanhã” ressaltou.
Milton Serafim aproveitou o evento para anunciar a construção da “Casa Dia”, espaço destinado a recreação, cuidados e lazer integral de idosos, que terá início no começo de 2011, que incluirá o transporte de ida e volta as suas residências para realização de atividades ocupacionais. “A terceira idade não precisa de creche, portanto o nosso objetivo é dar a eles maior conforto e um espaço onde possam passar o dia com outras pessoas, trocar experiências e realizar atividades que muitas vezes não podem realizar por passarem o dia todo sozinhos,” completou.
Vivências
Durante o evento foi exposto o resultado do Projeto “Sensibilização ao Envelhecimento” com o tema “Vivenciando a vida do idoso”, aplicado entre os dias 20 e 25, em praças e escolas públicas municipais, através de atividades que mostrem as dificuldades no cotidiano dos idosos em realizar tarefas simples, como trocar de roupa, pentear os cabelos ou até mesmo ler um livro. O objetivo foi conscientizar a população que no processo de envelhecimento ocorre à diminuição da visão, audição, tato e locomoção, fazendo com que tais limitações necessitem de maior atenção e respeito.
0 comentários:
Postar um comentário