Legislativo vinhedense dá exemplo na região e lança projeto de economia de recursos naturais

15 de março de 2012 ·


Um café da manhã ecológico realizado nesta quarta-feira, (07/03), selou o lançamento do programa “Câmara Verde” desenvolvido de forma pioneira na região pelo Legislativo de Vinhedo com o objetivo de implementar um modelo de gestão eficiente no que se refere à utilização de recursos naturais, materiais e humanos, por meio de economia de água, energia, boa destinação de resíduos, compras ecoeficientes e campanhas motivacionais.
Idealizado pelo presidente da Câmara, Adriano Corazzari (PSB), com o apoio da mesa diretiva da casa, o programa pretende ser uma referência em toda a região na questão ambiental, com adoção de medidas sustentáveis e ecologicamente corretas, para que os demais órgãos públicos adotem a iniciativa. “Como órgão público temos que dar o exemplo, começar por nós o programa de sustentabilidade para difundir essa ideia à nossa população”, explicou Corazzari.
Além dos funcionários da Câmara participaram do lançamento do programa o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, secretários e diretores municipais, integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (COMDEMA) e da Cooperativa de Reciclagem de Vinhedo que elogiaram a iniciativa.

Ações e Metas
O presidente da Câmara deu as boas-vindas aos presentes e agradeceu os funcionários pela participação e engajamento. “Agradeço aos funcionários que foram os responsáveis pela concretização do projeto. Sem vocês nada disso seria possível”. Corazzari ainda fez uma rápida explanação sobre a legislação que deu origem ao programa, demonstrando seus objetivos, metas e etapas de implementação, bem como, apresentou as adaptações e reformas realizadas no prédio, como a troca dos vasos sanitários por descargas econômicas, instalação de torneiras com temporizador, substituição das lâmpadas convencionais por outras mais econômicas e com sensor de presença em todas as áreas de uso comum, nova pintura da fachada da Câmara fazendo alusão ao programa, entre outras reformas.
Em seguida, o interlocutor do Programa Município Verde-Azul, o ambientalista Getúlio Alves Pereira, fez uma palestra aos funcionários abordando a importância da reciclagem, benefícios, materiais práticas da coleta seletiva, tempo de decomposição de materiais e demais temas pertinentes.
Também foram apresentadas as autoridades, por representantes da Comissão do programa, as medidas práticas que foram adotadas pela casa, por meio dos “Mandamentos da Câmara Verde” que visam disseminar a cultura ecológica dentro e fora da Câmara, a partir de mudanças rotineiras como: a substituição dos copos descartáveis por squeezes e canecas, aquisição de papel reciclado para utilização em serviços administrativos, adoção de coleta seletiva e destinação de resíduos, substituição dos sacos plásticos de lixo por outros de material biodegradável, uso de etanol como combustível para os veículos oficiais e implantação de coletores de pilhas, baterias e óleo vegetal.
Além dessas mudanças estruturais os funcionários passarão adotar posturas ecologicamente corretas, como desligar o monitor do computador e iluminação toda vez que sair da sala, manter as portas fechadas para preservar o ar-condicionado em funcionamento, substituição das pautas impressas por eletrônicas durante as sessões, evitar a impressão de documentos, incentivo ao uso de e-mail como ferramenta de comunicação interna, dentre outras ações específicas em cada departamento que ainda serão colocadas em prática.

Diagnóstico
A proposta estabelece ainda a criação de um sistema de acompanhamento qualificativo e quantitativo das ações implementadas e a promoção de campanhas internas e externas em favor de uma consciência ambiental para que em curto período já possa ser divulgado um balanço com as economias contabilizadas. “Eu achei excelente a iniciativa e vou fazer de tudo para que dê certo, não só aqui no trabalho, mas em casa também. Com certeza vou aplicar muitas dessas regras em casa, porque é uma coisa boa que estamos fazendo para o planeta”, opinou a recepcionista da Câmara Luciene Accorsi Amillo.

0 comentários:


Seguidores