Projeto “Saídinha de banco” é aprovado com unanimidade

17 de dezembro de 2010 ·

Agências bancárias agora serão obrigadas a instalarem painéis opacos em guichês e caixas eletrônicos.

Inibir a ação de bandidos na prática de roubos é o objetivo do PL n° 73/2010, aprovado na última sessão, realizada no dia 14, de autoria do vereador Adriano Corazzari (PSB), subscrita pelos vereadores Cidinho (PTB), Márcio Melle (PSB), Donizete Lopes (PTB) Ana Genezini (PTB) e Júnior Vendemiatti (PPS), obrigando a instalação de painéis opacos entre os guichês e caixas eletrônicos em agências bancárias do município.

O projeto tem por objetivo evitar a prática do crime conhecido popularmente como “saidinha de banco” onde criminosos acompanham a movimentação bancária realizada nos guichês e, através do celular, comunicam aos parceiros que, do lado de fora do banco, realizam o assalto.

Além da instalação de painéis opacos, o projeto prevê a aplicação de multa de cinquenta Unidades Fiscais do Município de Vinhedo – UFMs, por guichê de caixa que não estiver adequado às normas. “Infelizmente é necessário que municípios como Araçatuba, Sorocaba e agora Vinhedo, tenham que obrigar as agências bancárias a realizarem tais modificações que são simples. Se houvesse conscientização, essa medida se tornaria comum e não obrigatória pelo Executivo” enfatizou.

Em 2010 foram registrados dois casos de roubo através dessa prática e, segundo o parlamentar, com a aplicação da lei, os marginais terão dificuldade em conseguir as informações necessárias, inibindo assim, a prática criminosa. “É uma maneira simples, porém eficiente de impedir que marginais possam visualizar a movimentação realizada pelo cidadão” completou Adriano Corazzari.

O projeto inclusive foi tema de enquete do site da Câmara Municipal na última quinzena, que indagava aos internatuas: “Você está satisfeito com o sistema de segurança que sua agência bancária oferece?”. Os resultados mostraram que dos 65 votos contabilizados, apenas 3% dos internautas se sentem plenamente seguros ao sacar o dinheiro no caixa eletrônico, enquanto 32% consideram a segurança proporcionada pelos bancos regular. A maioria dos votos, no entanto, sendo representada por 66% dos votos, não acham que o sistema de segurança oferecido pelos bancos seja suficiente

0 comentários:


Seguidores