Vereador Adriano quer “Programa Municipal de Saúde Vocal” para Rede de Ensino

25 de novembro de 2010 ·


Projeto compreende desde exames preventivos, tratamentos médicos e treinamento específico para profissionais que fazem uso excessivo da voz no dia-a-dia

Pela segunda vez, o vereador Adriano Corazzari (PSB) solicitou ao Poder Executivo a implantação de um programa no município para cuidados com a saúde vocal, principalmente àqueles profissionais que tem na voz, sua principal ferramenta de trabalho, como os professores da rede de ensino. A propositura apresenta alternativas de prevenção e tratamento de doenças que comprometem o pleno desempenho da fala.

Denominado “Programa Municipal de Saúde Vocal”, a minuta é dividida em quatro etapas: prevenção, capacitação, proteção e recuperação para compreender todos os níveis do objeto. Em todas elas será realizado um trabalho interdisciplinar com envolvimento de fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas, com o intuito de prevenir o aparecimento de lesões ocasionadas pelo uso abusivo e incorreto da voz.

O vereador espera que com estas medidas, a qualidade de vida dos professores seja significativamente melhorada, além de possibilitar aos alunos, ampliar a capacidade de aprendizado. “O instrumento de trabalho dos professores é a voz, muitas pessoas não dão importância, mas é essencial que se cuide da fala e da dicção, até para ampliar as formas de transmissão de conhecimento para os alunos”, comentou.

0 comentários:


Seguidores