SECRETARIA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA RECEBE VISITA DA FRENTE PARLAMENTAR

29 de outubro de 2009 ·



Vereadores conheceram projetos em andamento da Secretaria que está em novo local; Nova Lei de Incentivos Fiscais foi o assunto mais comentado.


A Frente Parlamentar “Trabalhando por Vinhedo”, composta pelos vereadores Adriano Corazzari (PSB), Ana Genezini (PTB), Cidinho (PTB), Donizete Lopes (PTB) e Márcio Melle (PSB), visitou na quarta-feira, 28, a Secretaria de Comércio e Indústria que desde a última semana passou a atender em novo endereço. Na ocasião, os vereadores foram recebidos pelo secretário Milton Pinhata e diretor Weber Soldera que explicaram ao grupo os serviços e projetos da pasta em andamento.


Um dos principais assuntos tratados na reunião foi sobre a Lei de Incentivos Fiscais do município, instituída em 1999, que em breve deverá sofrer alterações para se adequar ao novo perfil do município. Conforme explicou o secretário, Vinhedo está vivendo um momento muito especial em seu crescimento econômico, impulsionado pela ampliação do Aeroporto de Viracopos; o que torna este o período ideal para rever a política de benefícios. “Somente na semana passada recebemos 12 empresas interessadas em se instalar no município. Não podemos deixar essa chance passar, pois as cidades vizinhas estão oferecendo vários benefícios para recebê-las”, comentou.


O secretário ainda disse que pretende criar benefícios exclusivos a empresas de logística, pois este tipo de segmento, cada vez mais forte no município, não traz danos ambientais à cidade. “Queremos implementar uma lei pioneira para o ramo de logística. Vinhedo poderá ser o maior pólo logístico do Estado”, visualizou. Para os vereadores, este será o projeto de maior envergadura do ano. “Temos certeza que a Câmara dará todo o respaldo necessário para isso acontecer”, confirmaram.


A restituição às empresas já instaladas, de acordo com o preconiza a atual lei de incentivos, também foi comentada pela equipe da secretaria, que até o momento liberou R$ 830 mil. Até o final do ano a intenção da secretaria é chegar a 1,6 milhões às empresas da cidade que comprovadamente tiveram gastos com obras no terreno para implantação das fábricas. “Isso é muito importante para resgatarmos a confiabilidade junto ao empresariado. É um compromisso da secretaria para com eles”.


Alterações no Posto de Atendimento do Trabalhador também foram anunciadas por Pinhata, que ressaltou a importância de um banco de dados municipal, com currículos e vagas, para melhor atender as empresas. Cursos de capacitação, motivação pessoal, elaboração de currículos e principalmente uma parceria efetiva com o Ceprovi (Centro Profissionalizante de Vinhedo) de modo a adequar os cursos com a demanda do mercado, foram esmiuçadas. “Nosso objetivo é fazer com o Ceprovi esteja intrinsecamente ligado ao PAT, para que possamos, por exemplo, realizar cursos fechados, para pequeno grupo de pessoas, de acordo com as vagas”, explicou Soldera, também presidente da ACOVEC, mantenedora do Centro Profissionalizante.


Nova frente: Agricultura


Com a entrada em tramitação do Projeto de Lei Complementar 08/2009, o órgão já se prepara para criar a Seção de Fomento à Agricultura dentro da Secretaria de Indústria e Comércio “a fim de proporcionar aos munícipes maior representatividade do Setor Agrícola, contribuindo para implementar no município de Vinhedo uma agricultura sustentável”.


Segundo o secretário, a agricultura em Vinhedo é diversificada, principalmente em hortifrúti, não se limitando apenas as uvas. Neste sentido a ideia é incentivar a criação de cooperativas de agricultores no município para que consigam se beneficiar de compras em conjunto, cursos e capacitação, benefícios e até criar novos canais de venda, como empresas por exemplo.


Para a frente, o município carecia de um departamento exclusivo à agricultura. “Ficamos muito contentes em conhecer as metas da Secretaria de Comércio e Indústria. Estamos confiantes de que será realizado um excelente trabalho nesta área”, resumiu.

0 comentários:


Seguidores