SECRETARIA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA RECEBE VISITA DA FRENTE PARLAMENTAR

29 de outubro de 2009 · 0 comentários



Vereadores conheceram projetos em andamento da Secretaria que está em novo local; Nova Lei de Incentivos Fiscais foi o assunto mais comentado.


A Frente Parlamentar “Trabalhando por Vinhedo”, composta pelos vereadores Adriano Corazzari (PSB), Ana Genezini (PTB), Cidinho (PTB), Donizete Lopes (PTB) e Márcio Melle (PSB), visitou na quarta-feira, 28, a Secretaria de Comércio e Indústria que desde a última semana passou a atender em novo endereço. Na ocasião, os vereadores foram recebidos pelo secretário Milton Pinhata e diretor Weber Soldera que explicaram ao grupo os serviços e projetos da pasta em andamento.


Um dos principais assuntos tratados na reunião foi sobre a Lei de Incentivos Fiscais do município, instituída em 1999, que em breve deverá sofrer alterações para se adequar ao novo perfil do município. Conforme explicou o secretário, Vinhedo está vivendo um momento muito especial em seu crescimento econômico, impulsionado pela ampliação do Aeroporto de Viracopos; o que torna este o período ideal para rever a política de benefícios. “Somente na semana passada recebemos 12 empresas interessadas em se instalar no município. Não podemos deixar essa chance passar, pois as cidades vizinhas estão oferecendo vários benefícios para recebê-las”, comentou.


O secretário ainda disse que pretende criar benefícios exclusivos a empresas de logística, pois este tipo de segmento, cada vez mais forte no município, não traz danos ambientais à cidade. “Queremos implementar uma lei pioneira para o ramo de logística. Vinhedo poderá ser o maior pólo logístico do Estado”, visualizou. Para os vereadores, este será o projeto de maior envergadura do ano. “Temos certeza que a Câmara dará todo o respaldo necessário para isso acontecer”, confirmaram.


A restituição às empresas já instaladas, de acordo com o preconiza a atual lei de incentivos, também foi comentada pela equipe da secretaria, que até o momento liberou R$ 830 mil. Até o final do ano a intenção da secretaria é chegar a 1,6 milhões às empresas da cidade que comprovadamente tiveram gastos com obras no terreno para implantação das fábricas. “Isso é muito importante para resgatarmos a confiabilidade junto ao empresariado. É um compromisso da secretaria para com eles”.


Alterações no Posto de Atendimento do Trabalhador também foram anunciadas por Pinhata, que ressaltou a importância de um banco de dados municipal, com currículos e vagas, para melhor atender as empresas. Cursos de capacitação, motivação pessoal, elaboração de currículos e principalmente uma parceria efetiva com o Ceprovi (Centro Profissionalizante de Vinhedo) de modo a adequar os cursos com a demanda do mercado, foram esmiuçadas. “Nosso objetivo é fazer com o Ceprovi esteja intrinsecamente ligado ao PAT, para que possamos, por exemplo, realizar cursos fechados, para pequeno grupo de pessoas, de acordo com as vagas”, explicou Soldera, também presidente da ACOVEC, mantenedora do Centro Profissionalizante.


Nova frente: Agricultura


Com a entrada em tramitação do Projeto de Lei Complementar 08/2009, o órgão já se prepara para criar a Seção de Fomento à Agricultura dentro da Secretaria de Indústria e Comércio “a fim de proporcionar aos munícipes maior representatividade do Setor Agrícola, contribuindo para implementar no município de Vinhedo uma agricultura sustentável”.


Segundo o secretário, a agricultura em Vinhedo é diversificada, principalmente em hortifrúti, não se limitando apenas as uvas. Neste sentido a ideia é incentivar a criação de cooperativas de agricultores no município para que consigam se beneficiar de compras em conjunto, cursos e capacitação, benefícios e até criar novos canais de venda, como empresas por exemplo.


Para a frente, o município carecia de um departamento exclusivo à agricultura. “Ficamos muito contentes em conhecer as metas da Secretaria de Comércio e Indústria. Estamos confiantes de que será realizado um excelente trabalho nesta área”, resumiu.

VEREADORES LISTAM EXIGÊNCIAS A EMPRESA RÁPIDO LUXO PARA RENOVAÇÃO DO CONTRATO DE TRANSPORTE

· 1 comentários





Melhorias no sistema de transporte incluem medidas de infraestrutura, alteração e ampliação de linhas

Um ofício assinado por todos os vereadores foi protocolado no último dia 27, trazendo uma lista de medidas a serem realizadas pela empresa que presta serviços de transporte público ao município, Rápido Luxo, para que o contrato de prestação de serviço seja renovado. A iniciativa de formalizar estes pedidos partiu de uma reunião realizada no dia 23, no gabinete do Secretário de Transportes e Segurança, Toninho Falsarella, que contou com a participação dos vereadores Ana Genezini (PTB), Rubens Nunes (PR), Adriano Corazzari (PSB), Donizete Lopes (PTB), Márcio Melle (PSB) e Izael Viel (PR).

As reivindicações dizem respeito tanto à infraestrutura do sistema de transporte, como à ampliação e adaptação das linhas. As mudanças estruturais sugeridas pelos parlamentares pedem a construção de um novo terminal na região dos sete bairros e mais um do “tipo conexão” na região central, além de reparos nos já existentes, incluindo sala de amamentação e fraldário; implantação de novos pontos de ônibus, além de capacitar os antigos com iluminação, lixeiras e quadro de horários e itinerários, finalizando com a colocação de lixeiras dentro dos veículos que circulam no município.

Já os pedidos de ampliação e adaptação de linhas ressaltaram as seguintes mudanças: inclusão de micro-ônibus nas vias de difícil acesso levando os passageiros dos bairros aos terminais; integração das linhas de ônibus ligando os bairros aos terminais rodoviários; redução do horário de intervalos entre os ônibus na região da Caixa D’Água e a realização de estudos para a implantação de um micro-ônibus somente para esta área; inclusão de novos horários e itinerários em diversas localidades; implantação do mesmo sistema (tipo conexão) existente no terminal Verônica Briski Von Zuben, também no terminal Antônio Zechin.

Segundo explicação dos parlamentares, o município cresceu muito nos últimos dez anos (período de vigência do contrato) e necessita de uma atualização no sistema de transporte, já que este “não supre integralmente as necessidades da população”. Eles acreditam terem elencados os principais problemas enfrentados pelos usuários do transporte urbano e esperam atitude por parte da empresa. “Gostaríamos de oferecer aos cidadãos um sistema de transporte perfeito, mas isso não é possível, sendo assim, tomamos estas medidas como prioritárias, pois elas já garantirão uma melhora significativa na qualidade do serviço”, concluíram.

COMITIVA DA CÂMARA CONFERE FUNCIONAMENTO DE PRÉDIO PÚBLICO DOTADO DE SISTEMA DE ECONOMIA DE RECURSOS

22 de outubro de 2009 · 0 comentários



Primeiro arranha-céu de São Paulo que segue princípios da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) recebeu a visita de vereadores, assessores e secretário do Poder Legislativo que em breve fará adesão ao programa de economia de recursos naturais

Conhecer o funcionamento de um prédio antigo em São Paulo com repartições públicas que estejam adequadas ao projeto de economia de recursos naturais, denominado A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública) foi o objetivo da visita do grupo de funcionários, assessores e vereadores da Câmara de Vereadores de Vinhedo no último dia 15.

O projeto é uma iniciativa da mesa diretiva da casa, composta pelo presidente Cidinho (PTB), 1º secretário Adriano Corazzari (PSB), 2º secretário Márcio Melle (PSB) e vice-presidente Donizete Lopes (PTB). Participaram da visita além do presidente, primeiro e segundo secretários, os assessores Luiz Antônio Tempesta, Thiago Rodrigues Silva, Maurício Fernandes e o secretário geral Almindo Rodrigues de Souza que puderam constatar as benfeitorias no prédio Martinelli, o primeiro grande edifício de São Paulo - inaugurado em 1929 - que desde 2005 faz uso das técnicas da A3P para economia de recursos naturais.

Entre as adaptações realizadas no edifício, ações como revisão hidráulica, implantação de torneiras com temporizador, substituição de válvulas, descargas e encanamento trouxeram uma economia de R$ 660 mil por ano somente com água. Outras iniciativas ambientais como coleta seletiva, instalação individual de lâmpadas fluorescentes, adoção de canecas e squeezes ao invés de copinhos plásticos para água e café, que trouxeram grandes economias aos cofres públicos, foram observados pelo grupo que já estuda projeto similar para ser praticado na Câmara de Vinhedo.

Com 30 pavimentos e um fluxo de até 4 mil pessoas/dia o prédio sedia quatro importantes repartições público municipais: a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano (SEHAB), a Secretaria de Planejamento Urbano (SEMPLA), a Companhia Metropolitana de Habitação (COHAB), a Empresa Municipal de Urbanização (EMURB), e instituições privadas. Todas elas aderiram a A3P, como forma de reduzir gastos institucionais por meio do uso racional dos bens públicos e da gestão adequada dos resíduos. “Como um exemplo vale mais que mil palavras viemos conferir o ambiente de trabalho de órgãos públicos regidos pela agenda ambiental. Certamente a Câmara de Vinhedo trará um grande avanço para a região, sendo pioneira a aderir à prática”, comentou a mesa diretiva.

Implantação em Vinhedo

Uma comissão especialmente designada para este fim, composta por vereadores, funcionários e assessores, já trabalha em um projeto ambiental para que a Câmara possa aderir à agenda. O estudo preconiza desde alterações estruturais a compras sustentáveis pelo órgão.

Concluído o Plano de Trabalho, a Câmara deve encaminhar ao Ministério do Meio Ambiente para análise e aprovação e só depois disso poderá assinar o termo de adesão a A3P que tem validade por dois anos.

ADRIANO CORAZZARI QUER GARANTIR PARTICIPAÇÃO DE ARTESÃOS EM EVENTOS MUNICIPAIS

21 de outubro de 2009 · 1 comentários



O parlamentar visitou também artesãs da praça Sant’Anna para ouvir mais necessidades e sugestões da categoria.

O vereador Adriano Corazzari (PSB) apresentou ao Executivo, na sessão do último dia 20, minuta de projeto de lei que pretende assegurar aos artesãos da cidade espaço para comercialização de seus produtos em todos os eventos do calendário municipal. O projeto prevê também, 10% do espaço destes eventos para residentes de outros municípios. O parlamentar explica que a fonte de renda de muitas pessoas é proveniente destes trabalhos, sendo assim, é fundamental que eles sejam incentivados e encontrem espaço para exibir e vender suas produções.

Em visita à praça San’Anna, no último dia 16, Adriano conversou com a presidente da Associação de Artesãos de Vinhedo (AAV) Márcia Eli Filigoi e com uma das expositoras, Vilma Briski para discutir o projeto. Na ocasião, as artesãs aproveitaram também para apresentar outras sugestões.

Entendendo a importância que o artesanato pode ter para as causas sociais, a AAV se colocou a disposição do município para realizar parcerias em prol destas causas. Um exemplo citado por Márcia foi a confecção de mantas para mães carentes com filhos recém-nascidos. “Nós sabemos que existem mães que saem da maternidade sem uma roupa para vestir em seus filho; com nosso trabalho podemos colaborar em situações como esta”, comentaram.

Outra reivindicação foi relativa à praça Sant’Anna. Elas explicaram que o local deveria ser dotado de um centro de exposição artesanal com quiosques, assim a feira contaria com uma estrutura fixa e organizada, trazendo grande apelo comercial e turístico para o município. “Vinhedo já é considerada uma cidade turística e necessita de uma estrutura como esta para atrair mais visitantes em um ambiente organizado e bonito”, afirmaram.

Adriano Corazzari considerou as reivindicações pertinentes e confirmou seu apoio aos artistas do município. “Apóio o trabalho destes profissionais, pois são a marca da cidade e merecem apoio e estrutura para trabalhar”, concluiu.


VEREADORES INTERMEDIAM REUNIÃO ENTRE FUNCIONÁRIOS DA ZONA AZUL E SANTA CASA

· 0 comentários


No encontro ficou confirmado o interesse da Santa Casa em manter os funcionários que já realizavam o serviço de venda e fiscalização

Os seis ex-funcionários da Zona Azul da cidade estiveram na Câmara na última terça-feira, 20, em reunião com a mesa diretiva da casa - composta pelos vereadores Cidinho (PTB), Adriano Corazzari (PSB), Márcio Melle (PSB), Donizete Lopes - e Superintendente da Santa Casa de Vinhedo, Edson Aires Rodrigues, para saber como fica a questão dos empregos gerados pela atividade, após o anúncio do repasse da administração ao hospital.

Segundo Aires, a intenção da Santa Casa é manter os mesmos funcionários, até porque eles já têm experiência com o serviço. Com este anúncio, os funcionários, que estão sem trabalho desde o início de setembro, ficaram aliviados. “Eu estava muito preocupada com a falta do trabalho; pelo menos a gente deu uma tranqüilizada agora”, afirmou a funcionária mais antiga, Rosângela Rodrigues que há oito anos e meio desempenha a função.

Além da continuidade das vagas, os vereadores discutiram a possibilidade da cobrança também aos sábados, em estudo pela Santa Casa. “Acreditamos que nada deva ser feito sem estudo e pesquisas. Os comerciantes precisam ser ouvidos e a população também”, endossaram os vereadores. A mesma opinião é partilhada pela Santa Casa que já prepara uma reunião com a Associação Comercial de Vinhedo (ACIVI).

No final da reunião os vereadores se colocaram a disposição dos funcionários para colaborar no que for preciso. “Agradecemos o apoio dos vereadores nessa conquista”, agradeceu a supervisora operacional Maria da Glória de Sousa Pereira.

FRENTE PARLAMENTAR “TRABALHANDO POR VINHEDO” ESTUDA MELHORIAS PARA VILA JOÃO XXIII

9 de outubro de 2009 · 0 comentários

Parlamentares que fazem parte do grupo passaram uma manhã toda colhendo sugestões de moradores para apresentá-las ao prefeito. O pedido de revitalização completo do bairro está em estudo pelo grupo.


O bairro da Vila João XXIII foi o destino desta semana da Frente Parlamentar “Trabalhando por Vinhedo”, representada nesta ocasião pelos vereadores Adriano Corazzari [PSB], Ana Genezini [PTB] e Márcio Melle [PSB]. O objetivo do grupo com a vistoria é o de mapear necessidades colhidas com os próprios moradores e levá-las ao prefeito por meio de ideias e apontamentos elencando prioridades.

Um dos locais que mais foram citados pelos vereadores no diagnóstico realizado in loco foram as praças do bairro, que estão com aparência de deterioradas. A falta de manutenção nos últimos anos acarretou alguns incidentes como a rachadura dos pisos, inexistência de iluminação, entre outros. A intenção do grupo é que o prefeito realize a revitalização de todo o espaço, para que o local possa voltar a ser frequentado por famílias.

Próximo ao local, os vereadores constataram a necessidade de ser realizada uma nova rotatória entre as ruas Dom Paulo de Tarso Campos e Felisbina Corazzari Matheus, para auxiliar o tráfego local. Também está sendo solicitada a construção de uma nova ponte, ao lado da já existente na rua de baixo, para comportar a passagem de veículos. Os vereadores acreditam que com essas medidas o trânsito seria desafogado, principalmente no cruzamento da avenida Pinheiros.

Além dessas melhorias os vereadores solicitaram uma série de reformas e melhorias ao campo da Vila, principal centro de lazer do bairro. As piscinas e seu entorno também foram motivo de apontamento dos vereadores, como também o sistema de transporte público. “Apresentaremos este estudo ao prefeito, pois sabemos que já existe um projeto para o bairro e por isso achamos que poderemos complementar o que será feito”, explicou a frente.

Clubinhos

Melhorias ao Espaço da Criança e do Adolescente da Vila João XXIII também estão contempladas no estudo, com solicitações para aquisição de novo local até a aquisição de uniformes e materiais pedagógicos. O novo local sugerido pelos vereadores deve possuir quadra poliesportiva e área de lazer para atender as crianças.

Enquanto não há a possibilidade de migração, a frente sugere que seja feita a ampliação do prédio atual para que a área de lazer existente no C.E.I. Pequeno Polegar possa ser utilizada também pelo clubinho. “O trabalho da Frente Parlamentar é justamente auxiliar a população, conhecendo a realidade dos locais e apontando soluções realísticas ao prefeito”, afirmaram.

ADRIANO CORAZZARI PROPÕE PROGRAMA “ADOTE UMA NASCENTE”

2 de outubro de 2009 · 0 comentários


O vereador Adriano Corazzari (PSB), apresentou durante a sessão dessa terça-feira, 29, minuta de Projeto de Lei que cria o Programa “Adote uma Nascente no Município de Vinhedo”. A minuta foi subscrita pela vereadora Ana Genezini e visa o cadastramento das nascentes municipais, bem como sua preservação através de manutenção e limpeza periódica, além de delimitação física da área a ser realizada em parceria com empresários e moradores que tiverem interesse na preservação da água municipal.

Para os vereadores objetivo do projeto é envolver a sociedade em programas socioambientais que promovam a conscientização da população acerca da importância de se preservar água, bem como assegurar às futuras gerações a necessária disponibilidade dos recursos hídricos. “A melhor maneira de prevenção é agindo e trazendo ações conjuntas com a sociedade para que o envolvimento de todos seja benéfico às próximas gerações” asseguram os parlamentares.

Denúncia

Também nesta sessão Adriano Corazzari apresentou algumas denúncias acerca de assoreamento de lago próximo a Represa II, motivados pelas obras de novo loteamento na região. Em vídeo exibido, é possível notar os danos causados a natureza local, que contém várias nascentes nas redondezas.

O vereador também pediu providências a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara, para que o assunto seja investigado. “É certo que prejuízos já foram causados em área de manancial. Precisamos que as empresas responsáveis pelas obras se responsabilizem pelos danos causados além de estudarem uma medida emergente para conter maiores problemas ao lugar” enfatizou o parlamentar.

SAÚDE DA VOZ É TEMA DE INDICAÇÃO DE ADRIANO CORAZZARI

· 0 comentários


Projeto pretende atender professores da rede municipal em todos os aspectos do cuidado vocal


O vereador Adriano Corazzari (PSB) apresentou ao executivo na ultima sessão, 29, a indicação n° 1.316 que defende o cuidado da voz dos professores da rede municipal. A propositura apresenta alternativas de prevenção e tratamento de doenças que comprometem o pleno desempenho da fala.

O “Programa Municipal de Saúde Vocal” será dividido em quatro etapas: prevenção, capacitação, proteção e recuperação. Em todas elas será realizado um trabalho interdisciplinar com envolvimento de fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas.

A Prevenção será realizada na contratação dos professores para identificar possíveis dificuldades. A capacitação deverá ensinar estes profissionais medidas de cuidados com a voz e conscientizar a cerca de sua importância.

Já a proteção irá garantir aos docentes cursos para que aulas sejam ministradas com menor desgaste da voz. Caso sejam identificados ao longo destes processos problemas com a fala ou deficiências, o profissional terá garantido o acesso à profissionais da saúde para realização de tratamento. O vereador espera que com estas medidas que a qualidade de vida dos professores seja significativamente melhorada. “O instrumento de trabalho dos professores é a voz, muitas pessoas não dão importância, mas é essencial que se cuide da fala e da dicção”, comentou.






Seguidores