Presidente da Câmara reforça pedido por campanha de conscientização sobre os perigos do uso de anabolizantes

16 de setembro de 2011 ·

Em Vinhedo a prática esportiva é um hábito comum a sua população, em todos os bairros é possível encontrar moradores se exercitando nas áreas de lazer e quadras municipais, e a cada mês novas academias são inauguradas pela cidade.

Apesar de a prática esportiva ser um hábito saudável, a procura intensa por melhor condição física e adequação do corpo aos padrões de beleza difundidos pela mídia tem levado jovens e adultos a fazerem uso de anabolizantes, pensando ser esse um caminho “mais fácil” para chegar ao seu objetivo.

Essa realidade incentivou Adriano Corazzari (PSB) a propor uma campanha municipal sobre o uso irregular de anabolizantes. A ideia proposta pelo vereador pretende espalhar cartazes informativos sobre os malefícios do uso destas substâncias sem orientação médica.

A substância é benéfica se utilizada com a finalidade medicinal para doenças como osteoporose, deficiência de crescimento e problemas hormonais masculinos. Porém, estimativa realizada pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID), revela que o consumidor preferencial no Brasil são homens entre 18 e 34 anos que fazem uso dos anabolizantes com a finalidade estética, o que pode causar alterações no fígado, icterícia, pressão alta, diminuição do colesterol bom (o HDL), depressão, impotência, podendo levar até em última circunstância a morte.

O presidente da Câmara Municipal alerta que estas substâncias são utilizadas sem o menor controle em academias por todo o país e a principal medida para seu uso controlado é a informação. “A desinformação é o maior inimigo do homem em qualquer situação, a proposta da campanha não é apenas alertar sobre os perigos do uso de anabolizantes, apresentando dados concretos sobre os males, mas também apresentar alternativas de suplementação para os atletas profissionais e também os de ‘fim de semana’, provando que há outros meios de se obter uma boa forma física”, explicou Adriano Corazzari.

0 comentários:


Seguidores