Legislativo de Vinhedo passará a contar com projeto de economia de recursos naturais

23 de setembro de 2011 ·

Propiciar mudança de hábitos comportamentais com enfoque ambiental entre os vereadores, funcionários e servidores da Câmara de Vinhedo é o objetivo do programa “Câmara Verde”, proposto por meio do Projeto de Resolução nº 5/2011, em tramitação desde a última terça-feira, 20.

De autoria da mesa diretiva da casa - presidente Adriano Corazzari (PSB), 1ª secretária Ana Genezini (PTB) e 2º secretário Rubens Nunes (PR) - o programa visa implementar um modelo de gestão eficiente no que se refere à utilização de recursos naturais, materiais e humanos, por meio de economia de água, energia, boa destinação de resíduos, compras ecoficientes e campanhas motivacionais. “É um projeto simples de dez artigos apenas, mas é de grande responsabilidade, e é de responsabilidade do poder público. Acredito que todos devam adotar isso futuramente em nosso município, principalmente nos projetos de construções vindouros. Com certeza aprovando este projeto estaremos dando nossa contribuição ao município, simples, mas importante até para servir de exemplo a outros órgãos e nossas crianças. Através de pequenas ações no cotidiano, com mudanças de hábitos estaremos cooperando com o meio ambiente”, justificou Adriano Corazzari durante a 115ª sessão ordinária, ao pedir empenho aos vereadores para que a proposta tramite em regime de urgência.

O presidente ainda destacou algumas das ações concretas previstas no programa, como por exemplo: a aquisição de papel reciclado para utilização em serviços administrativos, adoção de coleta e destinação de resíduos, substituição dos sacos plásticos de lixo por outros de material biodegradável, uso de etanol como combustível para os veículos oficiais, instalação de lâmpadas econômicas e sensores de presença, fornecimento de canecas em substituição aos copinhos descartáveis, coletores de pilhas e baterias, entre outros.

Além dessas alterações o programa prevê ainda ações para uso racional de energia elétrica, água e demais equipamentos, por meio de adaptações estruturais, visando conforme a justificativa do projeto, “colocar em prática a consciência ambiental de vereadores, servidores e trabalhadores de empresas prestadoras de serviços terceirizados”.

A proposta estabelece ainda a criação de um sistema de acompanhamento qualificativo e quantitativo das ações implementadas e a promoção de campanhas internas e externas em favor de uma consciência ambiental. Se aprovado, segundo Corazzari, a Câmara de Vinhedo será a pioneira da Região Metropolitana de Campinas a implementar um programa ambiental entre seus funcionários, servindo de modelo, inclusive para os demais órgãos públicos da região.

0 comentários:


Seguidores