Abertura da 50ª Festa da Uva traz governador Geraldo Alckmin à Vinhedo

8 de fevereiro de 2011 ·

Com grande público, no último sábado, 5, foi aberta oficialmente a 50ª Festa da Uva de Vinhedo e 2º Festa do Vinho que contou com a presença do Governador Geraldo Alckmin, a presidente do Fundo de Solidariedade do Estado Lú Alckmin, deputados federais, estaduais, prefeitos da Região Metropolitana de Campinas, vereadores e secretários.

Juntamente com o prefeito Milton Serafim, o presidente da Câmara de Vinhedo Adriano Corazzari (PSB) acompanhou a estadia do governador pela cidade, que além de participar das solenidades da abertura da festa, conheceu uma das propriedades rurais do município, a adega da Família Ferragut, produtora de vinho, suco de uva, doces e derivados.

No local, a família pode explicar um pouco às autoridades os processos de fabricação que culminam com o engarrafamento dos líquidos, tempo de fermentação e outras peculiariedades do gênero. Em seguida o governador foi para a festa onde foi recebido por uma multidão de pessoas.

A Câmara Municipal de Vinhedo esteve representada por todos os vereadores: Ana Genezini, Jr. Vendemiatti, Rubens Nunes, Marta Leão, Cidinho, Donizete Lopes, Izael Viel, Carlinhos Paffaro e Márcio Melle prestigiando o evento mais tradicional do município.



Discursos

O primeiro a discursar foi o presidente da 50ª FUV, Paulo Mattos que agradeceu a confiança depositada em suas mãos e todas as pessoas que se “doaram para fazer desta uma das melhores festas já vistas por Vinhedo”. Em representatividade a todos os prefeitos da Região, o chefe do Executivo de Jundiaí, Miguel Haddad lembrou a importância da uva não só para Vinhedo, mas para todas as cidades que fazem parte do Circuito das Frutas. “A uva está intimamente ligada ao desenvolvimento da região e é um desafio manter viva essa tradição e o homem a terra, principalmente os pequenos proprietários, agregando valor às propriedades”, afirmou o prefeito citando ainda o sucesso que o Circuito das Frutas traz as cidades.

Em nome dos deputados, o parlamentar federal Jonas Donizette (PSB-SP) fez uso da palavra elogiando a administração de Serafim e lembrando a importância da agricultura no processo de consolidação das cidades. “Agora Vinhedo é uma cidade maravilhosa, cheia de recursos, mas todo o começo foi difícil e a agricultura foi o que permitiu desenvolver as cidades” e prosseguiu destacando a tarefa dos deputados na obtenção de verbas municipais.

O anfitrião da festa, Milton Serafim, agradeceu a presença de Alckmin e lembrou que a última vez que a festa recebeu a visita de um governador foi em 2003 com a vinda de Geraldo Alckmin. “A sua visita muito nos honra governador. Não só Vinhedo, mas todo o interior paulista”. Serafim ainda citou alguns números do município, resultados obtidos, segundo ele, graças ao povo de Vinhedo. “Estou muito feliz por voltar a administrar a cidade e colocá-la entre as melhores do país. E isso foi possível não só pelo trabalho do prefeito, secretários e câmara municipal, mas principalmente pelo esforço do povo de Vinhedo”.

Geraldo Alckmin disse ser uma alegria estar com sua esposa e neta na 50ª edição da Festa da Uva de Vinhedo, “uma das mais belas cidades do Brasil com um dos mais altos IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] do país, cidade hospitaleira que regasta sua tradição, dá o exemplo”.

O governador aproveitou a ocasião ainda para anunciar que o governo estadual irá elevar o susbsídio para o seguro rural para que todo o produtor possa fazer o seguro de sua propriedade em caso de chuvas. “Também criamos uma secretaria do turismo para apoiar o Circuito das Frutas e festas da região, gerando renda, emprego e resgatando nossa história”.

Para o presidente do legislativo vinhedense, a visita do governador demonstra a grandeza das festas para o Estado e o prestígio da cidade. “Ficamos muito felizes em ser agraciados com tão honrosa presença. O povo de Vinhedo merece ter a melhor festa da história e com certeza terá”, afirmou.

Após as solenidades a comitiva de autoridades inaugurou o pavilhão de venda de frutas e a II Festa do Vinho, sediada no Ginásio que além das frutas premiadas, exposição de flores de Holambra, comporta os estandes das famílias produtoras de vinho.

Atrações

Praça de alimentação, parque de diversões, parada italiana, cerimônia de pisar uvas, passeio de motos, desfile de cavaleiros, feira de artesanato, mini shopping, além da exposição e venda de frutas, flores e vinhos são alguns dos ingredientes idealizados para trazer sucesso ao evento. Os grandes shows gratuitos continuam a ser realizados, trazendo este ano um repertório eclético, indo do gospel ao pagode até sertanejo e MPB.

SERVIÇO:

50ª Festa da Uva de Vinhedo
De 5 a 20 de fevereiro de 2011
Horários: Quintas e sextas-feiras a partir das 18h
Finais de semana: a partir das 10h
Parque Municipal de Vinhedo (Av. Aparecida Tellau Seraphim, s/nº - Vinhedo/SP)

Entrada Gratuita

www.festadauva.com.br



0 comentários:


Seguidores