Corazzari propõe campanha de conscientização em bares e similares para colocação de coletores de bituca

25 de novembro de 2010 ·

 Além de prejuízos ao meio ambiente o descarte incorreto das “pontas de cigarro” contribuem com a sujeira e o entupimento de bocas de lobo do município

Uma Campanha de Conscientização junto aos proprietários de bares, restaurantes e similares do município para colocação de coletores de bituca de cigarro nas suas áreas externas é o que sugere o veredor e 1º secretário da Câmara, Adriano Corazzari (PSB) para minimizar os estragos causados pelo descarte incorreto deste material.

Segundo a justificativa da indicação nº 727/2010 de sua autoria, com a Lei Estadual Antifumo, frequentadores deste tipo de comércio fazem uso das áreas externas para consumir cigarros e após o seu consumo, acabam descartando em locais inadequados. “A lei deveria prever os chamados Papa-Bituca nos estabelecimentos que contemplem áreas externas utilizadas como fumódromo. O descarte irregular traz sérios prejuízos ao meio ambiente”, lembrou o vereador citando que o cigarro tem até 700 aditivos usados em sua fabricação dentre estes a presença de arsênio, níquel, benzopireno, resíduos de agrotóxicos, substâncias radioativas, acetona entre outras, que quando descartadas de maneira irregular, podem contaminar o solo e o lençol freático.

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, o tempo de decomposição de uma “bituca” no meio ambiente é de aproximadamente cinco anos e ao contrário do que muitos imaginam, este material, quando separado, pode ser reciclado e reaproveitado. “É uma atitude simples, quase sem custo, que traz inúmeros benefícios a sociedade, principalmente ao proprietário, já que poupa recursos com a limpeza do local”, sugeriu Corazzari.

0 comentários:


Seguidores