Parlamentares buscam informações sobre uniformes da Rede

18 de junho de 2010 ·

A “Frente Parlamentar Trabalhando por Vinhedo” composta pelos vereadores Adriano Corazzari, Márcio Melle (ambos PSB), Ana Genezini, Donizete Lopes, Cidinho (PTB) e também peloo vereador Júnior Vendemiatti (PPS) estiveram na Secretaria de Educação na quinta-feira, 10, para obter esclarecimentos do secretário Jaime Cruz sobre o atraso na entrega dos uniformes da Rede Municipal de Ensino.

Na ocasião, o secretário apresentou um cronograma de entrega das vestimentas que a partir deste ano, incluirá 1 par de meia e um tênis a ser entregue no 2º semestre. Já o restante do kit (2 camisetas manga curta, 1 camiseta regata, 1 jaqueta forrada com gorro, 1 calça e 1 bermuda) será entregue na próxima segunda-feira, 21.

Os vereadores elogiaram a qualidade do tecido utilizado nas roupas bem como o novo layout dos uniformes, produzido seguindo os moldes da administração anterior, para que fosse aproveitado pelos alunos, no entanto, ao invés da bendeira estilizada, todos contêm o símbolo universal do município, que é o brasão. Os uniformes também ganharam o escrito “Vinhedo” na gola das blusas e na lateral das calças.

A intenção dos vereadores é que o layout do novo uniforme seja garantido através de Lei Municipal, para que mesmo com a troca de administração, o uniforme permaneça. “As alterações realizadas foram muito pequenas, apenas para deixar os uniformes padronizados sem qualquer vínculo às administrações. Assim, as mães não precisam se preocupar com a troca a cada quatro anos”, explicaram.

Jaime Cruz também apresentou à Frente, em primeira mão, o cronograma de reforma nas unidades escolares que inclui 29 prédios municipais e quadras poliesportivas. O secretário ainda informou que os estudantes do EJA – Ensino de Jovens e Adultos também passarão a usufruir do uniforme pela primeira vez.

O secretário ainda afirmou que o município passará a oferecer aulas noturnas regulares para as 6, 7 e 8ª séries na E.M. André Franco Montoro na Capela para os alunos que quiserem trabalhar durante o dia e não quiserem cursar o supletivo.

Para garantir manutenção permanente nos prédios escolares de modo que todos tenham as mesmas condições de uso, está em estudo pela secretaria a contratação de uma equipe própria que atenda exclusivamente as escolas municipais para realizar pequenos reparos e manutenção na parte hidráulica e elétrica durante 24 horas por dia.



Creches

A falta de vagas para creches foi um dos assuntos mais comentados na reunião, já que muitos são os pedidos feitos aos vereadores. Segundo Jaime Cruz, o município é obrigado a fornecer vaga somente para crianças com idade entre 0 a 4 anos [3 anos e 12 meses]. “Se seguíssemos o que rege a Lei Federal, Vinhedo não teria um déficit nas creches. No entanto, estamos trabalhando para suprir toda a demanda”, afirmou.

Para isso, já está em estudo pela secretaria à ampliação do CEI Pequeno Polegar, CEI Turma da Mônica, CEI Visconde de Sabugosa bem como a construção de mais uma creche no bairro da Capela e nova creche no espaço anexo do atual SESI.



Merenda

Os vereadores ainda abordaram na reunião a terceirização da merenda que hoje é realizada pela empresa Nutriplus e que já alvo de muitas críticas. De acordo com Jaime, o contrato termina em julho e a intenção da Prefeitura é realizar a comida nas próprias unidades escolares, através de mão de obra terceirizada, sendo que o cardápio e a aquisição dos alimentos serão controlados pela Prefeitura, o que para o secretário visa garantir uma “qualidade superior” nas 15 mil refeições/dia. “Estamos preparando grandes novidades para Vinhedo nos próximos anos em educação, e o auxílio do Poder Legislativo será fundamental para realização dos projetos”, disse Jaime Cruz.

Para a Frente, tudo o que estiver ao alcance da Câmara será feito para contribuir com as ações educacionais no município, já que se trata de uma das mais importantes pastas do município. “A educação é a base de um governo democrático que se preocupa com o social e que pensa no futuro. Nosso apoio é total”, comentaram os vereadores.

0 comentários:


Seguidores